terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sentada no divã – Em busca do terapeuta ideal

Olá,
Dando seqüência ao quadro “SENTADA NO DIVÔ, gostaria de compartilhar  uma conclusão muito importante que eu cheguei, depois de anos fazendo terapia e depois de passar por 04(quatro) profissionais diferentes.
A escolha do terapeuta ideal, para cada pessoa, tem muita relação com a afinidade e a química que rolar entre as 02(duas) pessoas (paciente e terapeuta).

É muito semelhante à escolha do(s) nosso(s) parceiro(s) de vida, seja no trabalho, seja na família, amizades e até em relacionamentos amorosos.
Por isso, quando decidir fazer terapia, tenha isso em mente, pois do contrário, você corre o risco de desanimar e desistir na primeira ou segunda tentativa.
É uma busca como qualquer outra na vida, pessoal. É preciso estar aberto para tentativas.

Algumas dicas: 
  • Selecionem alguns nomes, no mínimo 03(três) profissionais;
  • Façam uma entrevista com todos eles antes de decidir;
  • Perguntem qual é a linha que o terapeuta trabalha;
  • Peçam para o profissional explicar a linha dele e como funciona;
  • Prestem atenção se a conversa entre vocês flui naturalmente;
  • Fiquem atentos como vocês se sentem na presença do profissional;
  • Procurem perceber se o terapeuta passa uma boa energia;
  • Reparem se gostam do ambiente (aqui entra desde localidade, como é o consultório, como é a energia do lugar);
  • Certifique-se de que o terapeuta é uma pessoa centrada; e
  • Indicações de terapeutas são válidas, mas lembrem-se, muitas vezes o que funciona para mim não funciona para outras pessoas.



Enfim, eu gostaria de ter essa informação antes, sobre a busca do terapeuta, pois eu fui um caso que no primeiro terapeuta desanimei.
Depois disso, de muitos anos, fiz uma nova tentativa (segundo terapeuta) e desanimei de vez.
A verdade é que fiquei desacreditada dos profissionais e do processo terapêutico depois da minha segunda tentativa frustrada. Só que estava totalmente equivocada. Apenas esses dois profissionais não eram a minha praia.
Outros longos anos se passaram e fiz a terceira tentativa que deu muito certo, por 04(quatro) anos.
Hoje estou no quarto profissional, mas a minha caminhada por eles, eu vou contando nas novas postagens do “SENTADA NO DIVÔ.
Na próxima eu conto como foi a minha experiência com o primeiro terapeuta, porque fui buscar terapia e porque esse profissional não funcionou para mim.
Façam seus comentários sobre essa postagem.

Beijos e até...

3 comentários:

  1. Sabe , fiquei tb com outra curiosidade além dessas q vc citou q ainda vai nos explicar !! Por que vc saiu desse terceiro q vc gostou , para o quarto ? rsrs (não eh de duplo sentido não rsrs) , eh curioso sim saber p q ? Pois vc transpareceu(após 2 negativas) q havia finalmente acertado ? E mudou de novo p q ? rs Parabens muito bom !!

    ResponderExcluir
  2. Então, tem uma razão da minha saída do terceiro profissional para o quarto, bem coerente. Analisando superficialmente (até porque eu não aprofundei mesmo essa questão), seria contraditório. Porém, quando eu explicar verá que não é contraditório.

    Eu vou contar um por um. Porque fui, pq parei, pq busquei.

    Por hora posso dizer que gostei sim do terceiro e fiquei quatro anos. Me ajudou muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah , entao , vou esperar ... rsrsrs bjo .

    ResponderExcluir