quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A hipocrisia é uma MERDA! Abaixo a HIPOCRISIA!!! Cansei de tanta Hipocrisia.


Olá,

A hipocrisia anda me incomodando ultimamente, mais do que o natural. E é sobre ela, a hipocrisia, que eu gostaria de falar hoje.





Como vocês já notaram, eu gosto de conceituar as palavras, pois acredito que a partir da conceituação, conseguimos visualizar melhor a aplicação das palavras e contextualizá-las dentro das situações.

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. (...)
Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.
Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.
(...) todo hipócrita finge emular comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.
(...)
Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. (...)
(Fonte Wikipédia)

Perfeita essa conceituação, em minha opinião. Só que antes de falar a respeito, gostaria de colocar aqui um ponto de vista que tenho. Todo mundo tem o lado branco (qualidades) e o lado negro (defeitos), então na verdade ninguém pode julgar ninguém, não por princípios e nem por religião, mas pelo simples fato de que todos nós temos telhado de vidro, sabe? Lado branco e lado negro da força... 





Enfim, hipocrisia é algo que dentro de mim devo ter um mínimo de percentual. É claro que outros defeitos eu devo ter em grande quantidade, mas esse em específico, eu acredito que não muito.

Quem me conhece um pouco sabe que às vezes eu extrapolo e passo do ponto, na transparência e sinceridade. Talvez essa seja a minha maior qualidade e o meu maior defeito.



Até mesmo por conta dessa minha característica que é bem marcante, comigo não há muito meio termo, as pessoas me amam de paixão ou me odeiam, não gostam mesmo.

Por mim tudo bem, prefiro assim, isto é, é ou não é.

Estou certa? Estou errada? Não sei, hoje é assim que acho correto ser e que me faz bem ser.

Vamos aos exemplos:

Exemplo 1:

Discurso de posse da Dilma. Um ponto do discurso.

Dilma: Pretendo simplificar a tributação no Brasil.
Eu pensei: Que??? Simplificar??? Ela está de brincadeira, né? Simplificar coisa nenhuma, tem é que REDUZIR.

É vergonhosa a carga tributária no Brasil. O Brasil é um dos países do mundo, com a maior carga tributária.

Isso para mim é fingir que está preocupada, quando na verdade não está.

Não é a forma de tributação o problema, mas sim a carga tributária (grande percentual de impostos que pagamos).

Exemplo 2:

Pessoas que julgam o Natal uma hipocrisia, com o seguinte discurso furado:

Ah, vem essas pessoas que foram alienadas, não foram simpáticas, não foram boas o ano todo, de repente mudar na época do Natal, pois saem sendo simpáticas e ajudando instituições de caridade.

Acredito mais na verdade dessas pessoas que podem ser tocadas pelo momento e a energia que o Natal trás, do que naquela pessoa que é politicamente correta o ano todo, dá tapinha nas costas o ano todo, ajuda periodicamente instituições, é simpática o ano inteiro e quando você se dá conta, a pessoa é super falsa, dissimulada e hipócrita.

É, acredito mais na verdade das pessoas que repentinamente mudam só na época do Natal do que nesse bando de hipócritas de carteirinha do ano todo.

Exemplo 3:

Sabe aquela pessoa que tem a síndrome da boazinha? Que não diz não para ninguém, que quer ser legal e amiga de todo mundo, toda politicamente correta, que tem a maior paciência com a chatice alheia?

Essa mesma, aquela pessoa que na verdade é assim para não ser julgada, para não se indispor com as pessoas, para não se sentir culpada e tantas outras coisas que não consigo pensar, então, essa aí.

Ela ouve as reclamações e as histórias chatas das pessoas, mas tem vontade de mandar a pessoa calar a boca e por aí vai, sabe?

Então, esse tipo de pessoa.


Exemplo 4:

Pode uma pessoa que namora, que trai o namorado e que chega em outros homens, aborda outros homens na balada, julgar alguém (outras pessoas) como traidora e vagabunda?

Não vou nem entrar no contexto traição porque não cabe julgar e não é o foco dessa postagem.

A pessoa chega na cara dura nos homens, mas até aí também é problema dela a forma que ela aborda os homens, se é vulgar, se não é, se é humilhante ou não é, não me cabe dizer, muito menos julgar.

Só que uma pessoa que traiu e aborda na lata homens na balada, pode dizer/julgar outra pessoa como vagabunda e traidora?

Moral da história: Como pode alguém que age da mesma forma julgar a outra pessoa, como se nunca tivesse tido as mesmas atitudes?

Depois de tudo que escrevi, só tenho uma coisa para dizer: ABAIXO A HIPOCRISIA!!!

A hipocrisia é um dos maiores problemas da humanidade.



Sejamos verdadeiros, doa a quem doer, mesmo que doa em nós, especialmente e principalmente.

Beijos e até o próximo post...

5 comentários:

  1. Demais esse texto!!!
    Me identifico mto, comigo também é assim... ou as pessoas me amam, ou odeiam.
    Sobre o exemplo 4, acho tão comum encontrar pessoas assim. Muitas e muitas vezes apontamos nos outros erros que nós mesmos temos e não nos damos conta. Já aconteceu cmg. Criticar alguem e depois perceber que fazia o mesmo. Talvez, esse, nem seja hipocrisia. Mas uma falta de autoconhecimento, ou então um jeito de diminuir a própria culpa, uma falta de aceitação de si..
    Beijooos.

    ResponderExcluir
  2. Entendo que a “Hipocrisia” é um vício, que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem, ou seja, é fingimento, é falsidade. Portanto, "hipócrita" é a pessoa que usa de hipocrisia, que é desleal, que é falso, que é fingido, aquele que se mostra, (a si mesmo), aos outros o que não é.

    A HIPOCRISIA E O HIPÓCRITA ESTÃO NA PRIMEIRA PESSOA.

    Não vejo o hipócrita como um “JULGADOR” alheio... de uma “SEGUNDA, OU DE UMA TERCEIRA PESSOA”.

    Hipócrita não necessariamente julga, apenas é falso!

    Quem julga a tudo, e a todos, tem outro(s) vicío(s)!!!...

    E poderá ser ou não hipócrita... rsrsrs...

    Nem todo aquele que julga é hipócrita, e nem todo hipócrita tem o hábito de julgar... e não é preciso julgar para ser hipócrita. São definições e conceitos diferentes, e totalmente independentes entre si.

    Sobre o tema, “HIPOCRISIA”, seguem algumas citações para nossa reflexão:

    "Menos mal faz o hipócrita que se finge bom do que o público pecador." (Miguel de Cervantes)

    "A fraternidade é uma das mais belas invenções da hipocrisia social." (Gustave Flaubert)

    "Grande perigo o da sociedade quando os maus não podem recorrer à hipocrisia." (Louis Gabriel Ambroise de Bonald)

    "É uma hipocrisia esforçarmo-nos para ser bons; temos de nascer bons ou então não vale a pena metermo-nos nisso." (Jules Renard)

    “O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém.” (William Shakespeare)

    “Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são.” (William Shakespeare)

    “Nas pessoas de capacidade limitada, a modéstia não passa de mera honestidade, mas em quem possui grande talento, é hipocrisia.” (Arthur Schopenhauer)

    “Os costumes são a hipocrisia de uma nação.” (Honoré de Balzac)

    Bjs...

    (Super Homem)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana,

    é verdade o que você disse de se conhecer.

    Esses dias passei por uma situação e percebi que o maior problema da pessoa não era hipocrisia, mas não se conhecer.

    Você tem razão nisso sim.

    Beijos e um ótimo 2011.

    ResponderExcluir
  4. Querido Super Homem,

    Feliz ano novo para você e toda sua família.

    Quanto à frase:

    "Menos mal faz o hipócrita que se finge bom do que o público pecador." (Miguel de Cervantes)


    NÃO CONCORDO. Prefiro o pecador público infinitamente, pois pelo menos ele é o que é...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. SÓ PARA EXPLICAR:

    Miguel de Cervantes nasceu, “talvez”, em 29 de setembro de 1547, e faleceu em 23 de abril de 1616, numa época na qual a Espanha era dominada pela Igreja Católica Apostólica Romana, e sua sociedade vivia sob o julgo da famosa, impiedosa, e radicalíssima “Santa Inquisição Espanhola”, que mandava queimar na fogueira todo aquele que não era cristão.
    Foi escritor e Funcionário Público. Em 1575, no caminho de volta de Nápoles (Itália) a Espanha foi capturado por corsários de Argel (parte do Império Otomano), ficando preso até 1580, quando foi libertado mediante pagamento de resgate. Em 1597 foi encarcerado, depois da quebra do banco onde depositava a arrecadação. Entre outras obras, é autor de “Dom Quixote de La Mancha”.

    UMA VEZ CONTEXTUALIZADO, CONCORDO COM ELE: "Menos mal faz o hipócrita que se finge bom do que o público pecador."

    TODAVIA, APESAR DE CONCORDAR COM ELE, TAMBÉM PREFIRO O PÚBLICO PECADOR.

    BJS...

    (Super Homem)

    ResponderExcluir