sábado, 26 de março de 2011

Sentada no divã - O BURACO - PADRÕES E HÁBITOS

Olá, 

Essa semana eu fui na minha habitual consulta com a minha terapeuta e amiga e ela leu para mim o texto abaixo: 

1) Ando pela rua.
Há um buraco fundo na calçada
Eu caio
Estou perdido… sem esperança.
Não é culpa minha.
Leva uma eternidade para encontrar a saída.

2) Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada
Mas finjo não vê-lo.
Caio nele de novo.
Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
Mas não é culpa minha.
Ainda assim leva um tempão para sair.

3) Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada
Vejo que ele ali está
Ainda assim caio… é um hábito.
Meus olhos se abrem
Sei onde estou
É minha culpa.
Saio imediatamente.

4) Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada
Dou a volta.

5) Ando por outra rua.

Portia NelsonAutobiografia em Cinco Capítulos, citado por Sogyal Rinpoche em O Livro Tibetano do Viver e do Morrer, Editora Palas Athena, São Paulo, 1999

Liberte-se de padrões e hábitos...

O texto fala dos nossos padrões de comportamento que muitas vezes são inconscientes. Outros tantos já temos consciência e mesmo assim repetimos, ainda é mais forte que nós, meio que automático, ou seja, ainda assim caio no buraco, é um hábito.

Há padrões em mim e em vocês de todos os níveis (do 1 ao 5 do texto).

É importante buscar se conhecer e mais importante ainda é tentar mudar os padrões que não nos servem mais ou até mesmo nunca serviram.

É um trabalho constante e eterno que vale a pena.

Beijos e até o próximo post...   

4 comentários:

  1. Esses padrões e hábitos nos quebram na emenda mesmo. Mas o que nos define é quanto tempo demoramos para chegar ao estágio 5. São heróis todos aqueles que chegam, pois nem todos conseguem. Grande texto. ;)

    ResponderExcluir
  2. Mande um beijo para sua analista...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!!!!!Bjão...

    ResponderExcluir
  4. Oi prima...é demais e pura verdade...

    Lu...é eterna e constante essa busca do estágio 5, em várias coisas e pontos na vida :-)

    Marcos, pode deixar...mando...ela é demais...muito inteligente e espiritualizada...

    bj

    ResponderExcluir