domingo, 10 de abril de 2011

Eudaimonia trazida pelo SHOW DO U2 – 2011.

Olá,

Como todos sabem, eu adoro ir a shows. Gosto da energia. Milhares de pessoas na mesma sintonia e vibração.



Já fui a vários shows que sai maravilhada, o show do Slash foi um.

Porém, ontem eu fui ao show do U2 e senti um êxtase que nunca havia sentindo com tanta intensidade.


O palco do show 360º do U2 é uma verdadeira cidade de tão grande, de tão equipado com a mais alta tecnologia.

A visão é excelente e é para todos. O show foi além, ele foi um espetáculo do outro mundo.

Bono é uma simpatia. Mostra uma enorme preocupação de se aproximar de todos, isto é, que todos realmente vejam o show e a banda.


O Morumbi estava para lá de lotado, com nada mais nada menos 90.000 (noventa mil) pessoas.

Foi algo fora do comum. Estilos e talentos a parte, pelo conjunto da obra e pela emoção e energia que esse show me causou, posso classificá-lo como o MELHOR SHOW DA MINHA VIDA, até hoje.

É algo que não se pode deixar de viver, um show do U2.


Como bem lembrou e definiu minha amigas Veras, é um momento eudaimonico.

"Na língua falada pelos antigos gregos, muitas palavras eram utilizadas para definir as várias experiências humanas associadas à felicidade. A maioria estava associada à idéia de prosperidade (olbos) e sorte (tyche).

Contudo, a palavra principal para a vivência da felicidade no grego antigo é eudaimonia.
Eudaimon é o adjetivo para “feliz”.
A análise do significado dessas palavras associadas à felicidade nos revelam muito sobre o que os antigos gregos pensavam sobre o ser feliz. Na etimologia, eudaimonia significa “(eu) bem disposto; (daimon) que tem um poder divino”.
Assim, pode-se ver que no pensamento grego antigo a felicidade é um dom. Usufruir dosdaimones – poderes divinos – é condição essencial para que alguém seja feliz. À felicidade humana, portanto, é conferida uma força espiritual além do controle dos homens, uma dádiva que depende unicamente dos humores dos deuses. No pensamento grego, um homem feliz (eudaimon) era aquele favorecido por um bom daimon, o mesmo que ter sorte. Logo, a eudaimonia requeria a boa sorte. 
O que está de acordo com o conceito Aristotélico de eudaimonia. Para Aristóteles, aeudaimonia significa atingir o potencial pleno de realização de cada um. Segundo Aristóteles, a felicidade é a meta da vida humana, tudo o que fazemos tem como motivo principal a busca da eudaimonia. Para ele, as atitudes amigáveis e a boa vontade que ofertamos a uma pessoa, não tem por objetivo agradar a essa pessoa mas, sim, promover a nossa própria eudaimonia.
Portanto, mais do que um sentimento, a felicidade aristotélica está relacionada com o que uma pessoa faz de si e de sua vida, sendo uma expressão da virtude, a conseqüencia natural de se fazer o que vale a pena ser feito. (fonte -  http://angelitascardua.wordpress.com/2008/10/30/eudaimonia/)"

Ainda estou colhendo os frutos desse meu momento. Eu senti uma felicidade única, singular. Fui tomada por uma enorme sensação de felicidade e de plenitude, algo bem semelhante do que senti quando olhei às Cataratas pela primeira vez.


Em ambos os momentos, eu tive a certeza de que somos parte de algo maior, pouco importa qual a classificação ou significado que cada um tem acerca disso. O que importa é buscar e plantar momentos como esse. Afinal, a felicidade é a coleção de momentos assim. São esses momentos que nos dão energia e garra para a jornada do dia-a-dia.

Desejo a todos vocês e para mim...muitos momentos eudaimonicos...

Beijos e até o próximo post...


3 comentários:

  1. Guardarei esse momento eudaimonico com os poucos outros já vividos e com muitos outros que espero viver.

    ResponderExcluir
  2. Tbm amo shows!!! E já tive a oportunidade de estar em um show do U2 e compartilho da sua sensação... também adorei a palavrinha 'nova' que acabo de aprender. E parabens por saber valorizar momentos únicos e felizes! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olha...não dá para explicar...fui tomada por uma sensação de prazer, felicidade e de paz...um estado de graça...sem precedentes...

    :-)

    ResponderExcluir