domingo, 15 de maio de 2011

Sexo não é principal causa de infidelidade masculina. Será?

Olá pessoal!


Vou escrever sobre esse tema, pois essa semana uma amiga minha me mandou um e-mail com um link de uma reportagem com o tema “Pesquisa revela que sexo não é principal causa de infidelidade masculina” e disse: Escreva sobre isso no blog Prosas e Risos, você escreve muito bem!!!

Bom Carol, aqui estou eu, escrevendo. Obrigada pela dica e pelo elogio. Fico feliz pelos 02(dois). Podem mandar dicas, temas e texto.

Em resumo, o artigo diz que as estatísticas mostram que a maior causa da infidelidade masculina é a insatisfação emocional e não o sexo.

Hein??? Para tudoooo...Amigo, como é que é a história? Como assim?

Segundo a matéria, os homens traem, pois eles vão buscar fora de casa apreciação positiva, reconhecimento, gestos carinhosos e afeto que “supostamente” faltam em casa, por parte da sua companheira/mulher.


Com todo respeito, eu ouso a discordar e bastante do resultado dessa pesquisa.

Primeiramente, cada caso é um caso. Podemos ter até estatísticas fundadas em pesquisas junto aos homens, mas em se tratando da complexidade humana, não há regras, principalmente, quando o assunto é relacionamento afetivo.

A verdade é que os motivos que levam o homem a trair são dos mais variados, em minha opinião. Bom, talvez nem sejam motivos, apenas desculpas que eles apresentam. Vejam alguns:

1 - Cultura e criação: É antigo, mas ainda existem homens que tem a mentalidade de achar que homem que é homem tem que sair catando todas. Aliás, que acha que não pode negar fogo e dizer para aquela mulher que está dando em cima (sabemos que existem) que: Não vou sair com você, sou comprometido. É coisa rara homem declinar. É o que dizem os próprios homens.

2 – É da natureza do homem: O homem é caçador. Foi criado pela natureza para reproduzir a espécie. É até questão hormonal. É até questão de instinto. Já ouvi muito homem dizer isso.

3 – Sexo: Falta de sexo ou falta de qualidade no sexo com a parceira. Bom, muitos homens dizem que o sexo dentro do relacionamento, principalmente, quando casados, muda. Isto porque, o sexo cai dentro de uma rotina e não há mais aquele fogo da paixão. Aliado ao ponto em questão, a freqüência também vai diminuindo. Eles chegam afirmar que a mulher muda, ou seja, vai perdendo o interesse no sexo ao longo dos anos.

4 – Falta de caráter: Muitos homens assumem: Amo minha companheira, sou feliz no relacionamento, ela me completa, mas eu não presto mesmo. Sou sem vergonha. Também já ouvi isso.

5 – Falta de apoio e afetividade: Alguns homens reclamam que suas companheiras não são parceiras, não são atenciosas, não são cuidadosas e carinhosas. Penso que esse é o ponto da pesquisa (em destaque).

6 – Insegurança: Homens que se sentem inseguros consigo ou inseguros em relação ao relacionamento (são inseguros quanto aos sentimentos da companheira).

7 – Dificuldade em se comprometer afetivamente: É a famosa auto-sabotagem.


Bom, eu tenho um irmão homem, amigos e amigas e esses são os motivos ou desculpas mais comentados.

Na verdade, quando existe traição podemos encontrar apenas uma das justificativas acima, duas ou mais delas ou até chegar à conclusão que são todas juntas.

O fato é que, em minha opinião, a fidelidade é opcional, tanto para o homem como para mulher. Oras, diversas pessoas interessantes no mundo existem e outras tantas são atraentes, mas você opta, você escolhe todos os dias a mesma pessoa para estar do lado. Vale mencionar que entre você achar outras pessoas interessantes e atraentes até, efetivamente você sentir vontade de sair com elas, há uma larga distância e diferença.

A verdade é que por respeito e amor a outra pessoa há a opção e a escolha de não trair, inclusive em respeito ao que tem construído e ao que pretende construir.

A maioria das pessoas diz que relacionamento, em especial, casamento, não é fácil no dia a dia.

Eu até acredito que não seja mesmo. Acredito também que tudo é muito cíclico dentro de um relacionamento, pois o ser humano é cíclico e têm altos e baixos. Um dia você está super apaixonado, no outro você está meio irritado com a pessoa e, por aí vai.

O fato é que oscilações e dificuldades sempre vão existir. Ainda acho que a comunicação e a transparência entre o casal podem ser a solução da maior parte dos problemas.

Está faltando algo para você? Algo não está legal? Divida isso com o seu parceiro e tentem juntos buscas a solução e melhorar.

Acredito que sempre é melhor conciliar do que separar ou trair.

É claro que se houve diversas tentativas de acerto sem êxito e, principalmente, se o amor acabou, vale pensar em uma separação, afinal a vida é curta e estamos aqui para ser feliz.

Como disse, é caso a caso. Generalizar em se tratando de sentimentos é muito arriscado.

E você? Em sua opinião? Por que alguns homens traem?

Beijos e até o próximo post...


 Vejam o link da matéria: 



Um comentário:

  1. Homens tendem a encarar o sexo como algo nutritivo: por meio dele nutre seu espírito com segurança.

    Quase sempre sentem-se livres para fazer sexo mesmo fora do casamento justamente por não depositarem grande importância nesse ato apenas, digamos, de puro entretenimento.

    Nesse caso, o sexo fora da relação não lhe soa como infidelidade.

    Quando os homens sentem-se infiéis é porque de algum modo sua sexualidade não é apenas entretenimento autoafirmativo.

    Assim se reconhecem porque buscam noutra pessoa aquilo que lhes falta na relação, ou seja, compreensão, falta de admiração e falta derespeito à figura dele por sua parceira.

    Pelo menos é essa aminha percepção empírica obtida nas separações que faço diariamente.

    ResponderExcluir