terça-feira, 12 de julho de 2011

Toda unanimidade é burra. E eu explico...


Olá,

Esse último mês, várias situações, em várias áreas da minha vida (comigo e com outras pessoas), fez com que eu refletisse a respeito da frase clássica do meu amado e imortal NELSON RODRIGUES: “Toda unanimidade é burra”.

Máscaras de si mesmo!


Ou...falta de conhecimento de si???

Fiquei pensando a respeito das pessoas que sempre acham que estão certas e que sua verdade é absoluta.


Vale dizer que eu também me enquadro nisso. Aliás, eu, você, o vizinho, o cara lá do outro lado do mundo, enfim, todo mundo. É... uns mais, outros menos, mas isso serve para todos.


Quantas vezes não conseguimos reconhecer ou admitir para nós mesmos que somos falhos em algo, que precisamos melhorar em tantas outras, ou até nos enganamos?

Só que é importante lembrar que as pessoas nos enxergam muito mais que nós mesmos algumas vezes, principalmente se você não tem uma autocrítica razoável e não exercita o autoconhecimento.
Vale se enganar?

Sem contar, que toda argumentação e opinião valem à pena serem ouvidas. Digo melhor, valem ser objeto de reflexão, ainda que seja para serem descartadas parcialmente ou totalmente.

Não há verdade absoluta. Em um conflito, por exemplo, nem um dos lados está 100% correto em suas argumentações. Às vezes, é só uma questão de ângulo.


Em uma história de dois lados, há sempre um terceiro. Não é o meu ponto de vista 100% correto e também não é o seu. Você pode até, em determinadas situações, estar correto 99%, mas jamais 100%.

Quem perde por se prender apenas na própria verdade, na própria opinião, em achar que sabe tudo, é a própria pessoa.

Afinal, o que há de inteligente na unanimidade? Se todo mundo pensar igual, se você está sempre certo, o que será construído de diferente? O que será produzido de novo?


As mesmas premissas e as mesmas bases produzem sempre as mesmas idéias e atitudes.

A unanimidade imposta pela nossa própria arrogância ou limitação (falta de visão de si mesmo) traz pobreza de reflexão e, por conseqüência, estagnação na evolução, na minha, na sua, na nossa evolução enquanto pessoa.


Por isso, uma dica...reflita...escute...abra sua mente...nenhuma verdade é absoluta, nem mesmo a sua...ou principalmente a sua, a minha, quem sabe a nossa.

Beijos e até o próximo post...


Nenhum comentário:

Postar um comentário