terça-feira, 7 de agosto de 2012

TOLERÂNCIA


Olá,

Pensando a respeito das competências (conhecimento, habilidade e atitude) que devemos ter para que possamos ser bem sucedidos nos relacionamentos (e quando digo relacionamento, eu estou me referindo a qualquer tipo), minha conclusão é que precisamos de várias. É, um conjunto delas (competências).

Só que, por alguma razão, neste momento, surgiu na minha mente a palavra tolerância. Talvez porque tolerância seja algo que já me faltou bastante e apenas com os anos e algumas experiências de vida, acabei desenvolvendo um pouco dela.

Vamos ao conceito da palavra:

A tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.Do ponto de vista da sociedade, a tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são anorma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original. http://pt.wikipedia.org/wiki/Toler%C3%A2ncia

Seja como for, eu percebi que sem tolerância, muita coisa não só não sai do lugar (nem acontecem) como vai “pro brejo”.



Dentro dessa linha, vejam só as 10(dez) razões que Jael Coaracy elenca para que se desenvolva a tolerância.


“Dez razões para desenvolver a tolerância:

1 @ - A tolerância é uma das competências emocionais fundamentais para se estabelecer e manter relacionamentos interpessoais saudáveis. Pessoas tolerantes se estressam menos e têm mais saúde e qualidade de vida.
2 @ - Não existe vida a dois feliz sem que os parceiros sejam tolerantes com o outro.
3 @ - Todos nós temos qualidades e limitações. Se quisermos ser aceitos com nossas dificuldades, precisamos ser tolerantes diante das limitações do outro.
4 @ - A tolerância consigo mesmo é uma ferramenta poderosa para se alcançar objetivos. Quem não tolera erros perde a oportunidade de aprender e crescer.
5 @ - Para desenvolver um talento e manifestar no mundo seu potencial, precisamos ser tolerantes e suportar os obstáculos que surgem pela frente.
6 @ - Ao exercitar a tolerância, fortalecemos o autocontrole. A capacidade de controlar nosso comportamento é uma das chaves do sucesso.
7 @ - Pessoas tolerantes evitam conflitos desgastantes e evitam que sua energia seja drenada por eles.
8 @ - A tolerância à frustração é fundamental. Quem não consegue lidar com expectativas que não se realizam sofre inutilmente.
9 @ - A intolerância prejudica a vida profissional e pode impedir a ascensão na carreira. Não importa o quão inteligente e capaz alguém é, se não for capaz de tolerar contrariedades, obstáculos, e as exigências no ambiente de trabalho.
10 @ - Vivemos conectados. Tudo o que alguém faz afeta o mundo em volta. Não temos o poder de mudar o mundo, mas ao mudar nossa atitude, contribuímos para fazer do planeta um lugar melhor.”

E para você? O que é essencial para se relacionar bem?

Beijos e até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário