quarta-feira, 12 de junho de 2013

A manifestação que perdeu a razão!


Quem nunca ouviu uma vez na vida se quer: Você está certo, mas perdeu a razão quando...  

Pois é! Atrevo-me a fazer essa comparação em relação as manifestações na Avenida Paulista que tem como bandeira, o protesto quanto ao aumento das tarifas de ônibus, trem e metrô na capital paulista.

Eu sou super partidária da liberdade de expressão, das manifestações, dos debates, das negociações, da democracia e tudo mais.

Vou além, eu, com formação acadêmica em Direito, veia de escritora e quase artista (brincadeira...só fiz um ano de curso de teatro, mas não continuei) carrego na alma a necessidade de me expressar e o viés do debate e porque não dizer do inconformismo diante de tantas coisas erras, injustas e cruéis que acontecem.

Tenho, inclusive, um saudosismo, de uma época não vivida por mim. Os anos 60(sessenta)! Exclusivamente, por ser uma época em que os estudantes do Brasil iam às ruas!

Muita coisa melhorou por conta dessa época tão rica de manifestações. Também não vou florear dizendo que era perfeito. Existiram muitas confusões entre  manifestantes e policiais/governo (indo até além disso).

Só que a verdade sempre tem três lados. A minha, a sua e uma intermediária, afinal, ninguém é de todo certo ou de todo errado.

Acredito, de coração, que falta um pouco disso no cidadão brasileiro de hoje. É, reivindicar por algo melhor, se rebelar contra os abusos e até contra o sistema, por que não? Só que de forma inteligente, pacificadora. Vamos lá! Por favor! Podemos ser pessoas melhores do que isso que presenciamos nas duas últimas manifestações.

Violência? Ah não, nada justifica a violência. Nem por parte dos manifestantes e nem por parte dos policiais.

É evidente que tais manifestações perderam seu foco e sua razão de ser.

Hoje, o céu amanheceu triste para mim e para muitas pessoas, com imagens e fotos marcantes de vandalismo e violência mútua entre manifestantes e policiais.


Por acaso, estava na Avenida Paulista ontem e de onde estava, tive a nítida sensação de que estava acontecendo uma verdadeira guerra.

Coisa triste de se ver, de se ouvir e se ler.


Façam manifestação. Abusem do direito de expressão, só não abusem do direito do próximo.

Os fins, nunca justificaram os meios.


Beijos e até o próximo post.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário